GURGEL XEF

Gurgel XEF 1983 Os anos 80 foram pródigos em esportivos de pequena série como Puma, Adamo, Miura, Lafer, Avallone, Dardo, Santa Matilde, Terral, Farus, Glaspac, L`AutoCraft, muitos em produção desde os anos 70. Foi também a década das pick-ups de luxo como as Brasinca, Engerautos, Envemo, SR e Sulam. Algumas tentativas de fabricar carros sofisticados como o Lassale, Dacon, Grancar, Lince, os conversíveis da Sulam e poucos outros.

Menos lembrados são os carros urbanos dos anos 80, como o Art Emis e o raríssimo gaúcho Economini. Gurgel nessa época estava transformando seu sonho em realidade com o projeto CENA e os 280M, que gerou o BR-800. Mas antes disso, em 1983, ele iniciou a comercialização do XEF, um pequeno carro urbano de luxo, voltado para os executivos de São Paulo.

Nos anos 70 e inicio dos 80 surgiram várias firmas especializadas em réplicas de carros famosos: L`Automobile, Enseada, Spaic e Avallone (réplicas de MG), Glaspac (Bugatti), Envemo (Porsche), Dardo (Fiat), Fera (Jaguar) e Phoenix (Mercedes), são apenas algumas.

Como os outros urbanos da época, o pequeno XEF de apenas 3,12 metros não vingou, saindo de linha em 1986, com pouco mais de 140 unidades vendidas.

Gurgel XEF 1983