PIAGGIO VESPA



Quando Enrico Piaggio olhou a larga parte traseira onde o piloto sentava e a fina "cintura" do prototipo MP 6, exclamou "Isso parece com uma vespa!" E o nome pegou, auxiliado pelo caracter[istico zumbido de seu motor. Vespa

A Vespa nasceu da determinação de Enrico em criar um produto de baixo custo que atendesse as necessidades de uma Itália destruída pela II Guerra. Corradino não gostava de motocicletas. Achava-as incomodas, desajeiadas, com pneus difíceis de trocar em caso de furo, e o pior de tudo, a corrente de transmissão era suja. O engenheiro usou sua experiência aeronáutica, eliminando a corrente colocando o motor direto na roda, para facilitar a condução colocou o comando das marchas no guidon, para facilitar a troca de pneus abandonou os garfos e usou um braço similar aos trem de pouso de aviões. E imaginou uma carroceria capaz deproteger o piloto contra a sujeira. A posição foi pensada, muito antes de se falar em ergonomia, para que se ficasse sentado confortavelmente, e não balançando como nas motos de rodas altas.

Vespa

Não foi só tecnicamente que a Vespa revolucionou o mercado. Ela foi simbolo, junto com a Lambretta, de liberdade por todo o mundo e ainda está presente na lembrança de muitos motociclistas veteranos, que tiveram sua inicação no mundo das duas rodas com uma Vespa. E ela é quase uma atriz coadjuvante, emprestando seu charme a Gregory Peck e Audrey Hepburn em A Princesa e o Plebeu (1953), e a mais incontáveis filmes.

Vespa