PIAGGIO VESPA
Quando Enrico Piaggio olhou a larga parte traseira onde o piloto
sentava e a fina "cintura" do prototipo MP 6, exclamou "Isso parece com
uma vespa!" E o nome pegou, auxiliado pelo caracter[istico zumbido de
seu motor.
A Vespa nasceu da determinação de Enrico em criar um produto
de baixo custo que atendesse as necessidades de uma Itália destruída
pela II Guerra. Corradino não gostava de motocicletas. Achava-as
incomodas, desajeiadas, com pneus difíceis de trocar em caso de furo, e
o pior de tudo, a corrente de transmissão era suja. O engenheiro usou
sua experiência aeronáutica, eliminando a corrente colocando o motor
direto na roda, para facilitar a condução colocou o comando das marchas
no guidon, para facilitar a troca de pneus abandonou os garfos e usou um
braço similar aos trem de pouso de aviões. E imaginou uma carroceria
capaz deproteger o piloto contra a sujeira. A posição foi pensada, muito
antes de se falar em ergonomia, para que se ficasse sentado
confortavelmente, e não balançando como nas motos de rodas altas.
Não foi só tecnicamente que a Vespa revolucionou o mercado.
Ela foi simbolo, junto com a Lambretta, de liberdade por todo o mundo e
ainda está presente na lembrança de muitos motociclistas veteranos,
que tiveram sua inicação no mundo das duas rodas com uma Vespa. E
ela é quase uma atriz coadjuvante, emprestando seu charme a Gregory
Peck e Audrey Hepburn em A Princesa e o Plebeu (1953), e a mais
incontáveis filmes.