VW VARIANT

VW Variant Quando a Volks comprou a Vemag e suspendeu a produção da linha DKW, surpreendentemente a perua Vemaguete usada valorizou. O motivo era simples, a falta de opção para uma perua média. Dois anos se passaram até a chegada da Variant, no final de 1969. Como todo Volkswagen da época, a perua era sinônimo de simplicidade e funcionalidade.

A Variant redimiu os carros de passeio da VW no quesito espaço para bagagem. Além do porta-malas na frente, ela tem espaço de sobra atrás, graças ao motor de ventoinha horizontal, mais baixa do que a do Fusca. O aumento da capacidade de carga foi suprido com um motor mais ajustado, que entre coisas foi o primeiro VW a usar dupla carburação, terror dos mecânicos da época, mas que lhe conferia um desempenho bem razoável, com máxima de 134 km/h. A carroceria era exclusiva para o Brasil, diferente de suas irmãs europeia e americana. A qualidade do carro é atestada pelos 11 anos em produção, o grande número de sobreviventes, mesmo tendo sido carro de trabalho, e pela aprovação de 99% de seus proprietários, de acordo com pesquisa realizada pela Quatro Rodas em abril de 1970. VW Variant