KARMANN GHIA TC

Karmann Ghia TC O TC (Touring Coupê) surgiu como uma opção mais esportiva ao modelo tradicional, que oferecia muito mais charme que desempenho, além de já mostrar o peso dos anos com seu desenho que remonta aos anos 50. Ao contrário do seu antecessor, o TC nasceu de um projeto da VW do Brasil, com pequenos ajustes realizados pela Karmann-Ghia, lembrando muito os modelos Porsche, cuja carroceira era feita pela Karmann alemã. Nos primeiros testes, o TC (chamado de 145 pela matriz) foi a 140 km/h e fez de 0-100 km/h em 22,9 seg, desempenho que não chega a surpreender, mas não podemos esquecer que os dois carburadores do carro eram regulados para oferecer um baixo consumo. Apesar de ter mais espaço para os passageiros do banco traseiro que o modelo antigo, o TC ainda é um modelo 2+2, o que significa que o espaço é apertado em relação a carros menos esportivos.

KARMANN MAIS GHIA Wilhelm Karmann GmbH é um fabricante de carrocerias alemão, que iniciou suas atividades em 1901 construindo carruagens. Seu primeiro automóvel foi feito para a Durrkopp já no ano seguinte, tendo nesses mais de 100 anos trabalhado com a Opel, Mercedes, Porsche, Volksvagen e muitas outras. A Carrozzeria Ghia é conhecida por aqui pelas versões de vários modelos como Escort e Belina. Fundado por Giacinto Ghia em 1918 na Itália, o estúdio desenhou carros para Fiat, Volkswagen, Volvo, Chrysler, entre outras. A parceria Karmann-Ghia começou em 1951, para a produção de um modelo esportivo. No Brasil foi fundada em 1960 em São Bernardo do Campo, trabalhando no design, montagem, estamparia e fabricação de ferramentas para clientes como a Ford, Fiat, Volvo, Scania, Land Rover e muitos outros. Possui unidades também em Portugal e México.

Karmann Ghia TC