KARMANN GHIA TC
O TC (Touring Coupê) surgiu como uma opção mais esportiva ao modelo
tradicional, que oferecia muito mais charme que desempenho, além de já mostrar o
peso dos anos com seu desenho que remonta aos anos 50. Ao contrário do seu
antecessor, o TC nasceu de um projeto da VW do Brasil, com pequenos ajustes
realizados pela Karmann-Ghia, lembrando muito os modelos Porsche, cuja carroceira
era feita pela Karmann alemã. Nos primeiros testes, o TC (chamado de 145 pela
matriz) foi a 140 km/h e fez de 0-100 km/h em 22,9 seg, desempenho que não chega a surpreender, mas não
podemos esquecer que os dois carburadores do carro eram regulados para oferecer um baixo consumo.
Apesar de ter mais espaço para os passageiros do banco traseiro que o modelo antigo, o TC ainda é um modelo
2+2, o que significa que o espaço é apertado em relação a carros menos esportivos.
KARMANN MAIS GHIA
Wilhelm Karmann GmbH é um fabricante de carrocerias alemão, que iniciou
suas atividades em 1901 construindo carruagens. Seu primeiro automóvel foi feito
para a Durrkopp já no ano seguinte, tendo nesses mais de 100 anos trabalhado com a
Opel, Mercedes, Porsche, Volksvagen e muitas outras.
A Carrozzeria Ghia é conhecida por aqui pelas versões de vários modelos como
Escort e Belina. Fundado por Giacinto Ghia em 1918 na Itália, o estúdio desenhou
carros para Fiat, Volkswagen, Volvo, Chrysler, entre outras.
A parceria Karmann-Ghia começou em 1951, para a produção de um modelo
esportivo. No Brasil foi fundada em 1960 em São Bernardo do Campo, trabalhando no
design, montagem, estamparia e fabricação de ferramentas para clientes como a
Ford, Fiat, Volvo, Scania, Land Rover e muitos outros. Possui unidades também em
Portugal e México.