L`AUTOMOBILE MONZA

Alfa Romeo O Monza é uma réplica muito boa (conta-se que os moldes da carroceria seriam americanos) de uma lenda das pistas, o Alfa Romeo 8C 2.300 (P3 e Monza), um super campeão da época. Com mecânica da Brasília, o carro chegava aos 130 km/h e fazia de 0-100 km/h em 17,10 seg, performances que não impressionam, mas o Monza era um carro para curtir desfilando por aí, como disse a Quatro Rodas em novembro de 78, “É um veículo para ser guardado na garagem do verdadeiro conhecedor da história do automóvel, reservado às grandes ocasiões”. A exclusividade e o bom acabamento do modelo refletia no preço: CR$ 118.000,00 , o dobro do Passat TS (CR$ 59.000,00 na tabela) e muito mais que o Alfa Romeo 2300 (CR$ 84.000,00) ou mesmo o Dodge Dart (CR$ 96.000,00).

UMA ERA DE RÉPLICAS

Nos anos 70 e inicio dos 80 surgiram várias firmas especializadas em réplicas de carros famosos: L`Automobile, Enseada, Spaic e Avallone (réplicas de MG), Glaspac (Bugatti), Envemo (Porsche), Dardo (Fiat), Fera (Jaguar) e Phoenix (Mercedes), são apenas algumas.

Nessa época os Estados unidos também passavam por uma explosão de réplicas, a mais importante foi a Excalibur, uma réplica do Mercedes SS, com motor V8 de 215 cv, que chega aos 200 km/h. Na Suíça, Franco Sbarro fabricava réplicas do BMW 328 da Dec. de 30 e versões luxuosas dos Lola T70, que estavam fazendo histórias nas pistas de corrida. Também suíço, Felber produzia réplicas de carros dos anos 50, uma Ferrari com motor Ferrari e um Lancia com motor Lancia !