FORD LANDAU 1976
A família Galaxie (na verdade acabamentos diferentes para o
mesmo carro), foi produzida de 1967 à 83, baseada no modelo
americano, que existiu de 1959 até 72. Com seus 5,42 metros de
comprimento e 2 de largura ele oferece muito espaço e luxo. O LTD
Landau surgiu como topo-de-linha em 1971 e além da carroceria com
deformação programada, ar-condicionado super-potente, espessos
tapetes, painel e portas com revestimentos tipo jacarandá, vidros ver
des, transmissão automática Cruise-o-Matic (opcional) e uma direção
hidráulica absurdamente leve, tinha o vidro traseiro menor, teto em vinil,
bancos em couro (opcional), luzes de leitura na traseira e freios servoassistidos.
Em todos os modelos, os quebra-ventos eram abertos por
manivelas.
Achou muito? Em 1976 o modelo de topo passou a se chamar
apenas Ford Landau, com a cor Prata Continental (metálica) excl usiva,
bancos com forração em jacquard e o motor 302 (4.949 cc) do Maverick,
com 199 cv e 39,8 m.kgf. Com câmbio manual chegava a 160 km/h e
acelerava de 0 a 100 em 13 seg. Pneus radiais e rodas mais largas,
opcionais, traziam maior segurança, assim como o duplo circuito de
freios. Em 79 recebeu ignição eletrônica, ar-condicionado embutido no
painel, motor à álcool, comando elétrico para a tampa do porta-malas e
ajustes na suspensão traseira.
CARRO DE PRESIDENTE
O Landau foi por muito tempo o preferido de autoridades
governamentais e grandes empresários. Mesmo após o encerramento
de sua produção, a Presidência da República manteve em uso um
modelo 1982 a álcool at é ser substituído em 1990 por um Lincoln Town
Car, marca que pertence a Ford e cujo emblema o Landau trazia sobre o
caput. Uma tradição de “pai” para “filho”.