FORD LANDAU 1976

Ford Landau 1976, primeiro ano do
A família Galaxie (na verdade acabamentos diferentes para o mesmo carro), foi produzida de 1967 à 83, baseada no modelo americano, que existiu de 1959 até 72. Com seus 5,42 metros de comprimento e 2 de largura ele oferece muito espaço e luxo. O LTD Landau surgiu como topo-de-linha em 1971 e além da carroceria com deformação programada, ar-condicionado super-potente, espessos tapetes, painel e portas com revestimentos tipo jacarandá, vidros ver des, transmissão automática Cruise-o-Matic (opcional) e uma direção hidráulica absurdamente leve, tinha o vidro traseiro menor, teto em vinil, bancos em couro (opcional), luzes de leitura na traseira e freios servoassistidos. Em todos os modelos, os quebra-ventos eram abertos por manivelas.

Ford Landau 1976 Achou muito? Em 1976 o modelo de topo passou a se chamar apenas Ford Landau, com a cor Prata Continental (metálica) excl usiva, bancos com forração em jacquard e o motor 302 (4.949 cc) do Maverick, com 199 cv e 39,8 m.kgf. Com câmbio manual chegava a 160 km/h e acelerava de 0 a 100 em 13 seg. Pneus radiais e rodas mais largas, opcionais, traziam maior segurança, assim como o duplo circuito de freios. Em 79 recebeu ignição eletrônica, ar-condicionado embutido no painel, motor à álcool, comando elétrico para a tampa do porta-malas e ajustes na suspensão traseira.

CARRO DE PRESIDENTE

O Landau foi por muito tempo o preferido de autoridades governamentais e grandes empresários. Mesmo após o encerramento de sua produção, a Presidência da República manteve em uso um modelo 1982 a álcool at é ser substituído em 1990 por um Lincoln Town Car, marca que pertence a Ford e cujo emblema o Landau trazia sobre o caput. Uma tradição de “pai” para “filho”.