Gurgel começou sua carreira como estagiário da General Motors. De regresso ao Brasil se destacou com o Mokart SS, um kart que conquistou campeonatos em 1964, e com a apresentação de veículos especiais no salão do Gurgel QT 1970 automóvel de 1966, ao mesmo tempo em que era diretor industrial de uma firma especializada em veículos militares (anfíbios, carros de combate, etc.) e dono de uma concessionária VW. Nessa época ele produziu e exportou para a Alemanha e EUA miniaturas do Karmann-Ghia e de um modelo próprio, carros para crianças com motor monocilíndrico.

Gurgel QT 1970 No final de 1969 ele funda a Gurgel Veículos, lançando já como modelo 70 duas versões do carro apresentado em 66, o Gurgel Luxo e o QT. Com o surgimento do Xavante XT, veículo testado pela Marinha e pelo Exército em 1972, e com o surgimento do X-12 em 75, a fábrica se firma no mercado. O X-12 e o seu sucessor Tocantins, foram os maiores sucessos comerciais da Gurgel, mas não foram as únicas conquistas: o QT tem lugar de destaque em filme de Roberto Carlos; o Itaipu foi o primeiro carro elétrico brasileiro em 1973, permitindo a criação dos únicos elétricos comercializados no Brasil, os E400 e E500; o Carajás de 1984 foi nosso primeiro sport-utility modernoe o X-12 foi exportado para mais de 40 países, inclusive para a Marinha de Guerra norteamericana. Em 1988 a Gurgel se tornou a única fabrica de automóveis de produção 100% nacional com o BR-800, fruto do projeto CENA, e depois com os Super-Mini e Motomachine.

QUAL É MEU NOME?

O Ipanema foi apresentado no Salão do Automóvel de 1966 e até a fundação da fábrica, com muitas pequenas modificações, capota, portas, lanternas, pára-choques e pequenos ajustes na carroceria, era oferecido também nas versões Enseada, Augusta e Xavante. Com a fundação da fábrica, o modelo passou a ser QT, como atestam as revistas e propagandas da época. Por que as pessoas, inclusive especialistas, chamam todos de Ipanema? Provavelmente em homenagem ao carro que começou tudo.

Gurgel QT 1970 Gurgel QT 1970