VOLKSWAGEN GOL BX 1986

Gol BX 1986
Nos anos 70 a Volkswagen do Brasil perdia espaço para a concorrência, que oferecia modelos mais modernos. O único veículo moderno da VW era o Passat, mas em uma faixa de preço superior. Era necessário um novo veículo na faixa de preço dos modelos “a ar”.

Gol BX 1986 Mas o começo do Gol foi difícil. A ideia de um VW 2 volumes com motor boxer dianteiro não era nova, já tendo sido usada no protótipo alemão EA-276 de 1969, mas o motor 1.300 herdado do Fusca conferia um fraco desempenho e ainda havia a concorrência interna da Brasília e do Fusca. As vendas não foram as esperadas e em 1981 é oferecido o motor 1.600, ainda boxer. No mesmo ano surge o Voyage, versão três volumes, e no ano seguinte a perua Parati, ambos com motor o motor do Passat. A pick-up Saveiro surgiu também em 1982, ainda com motor “a ar”. Para o Gol o motor refrigerado a água só veio com o GT de 1984 e para as demais versões no ano seguinte. O “a ar” se despediu em 1986.

A imprensa anunciou o Gol como o substituto do Fusca, e em certos aspectos foi o que aconteceu. O Gol foi o modelo mais barato da VW após a saída do Fusca, manteve a VW líder de vendas por anos, fez a alegria de preparadores e pilotos de todos os tipos e, como o Besouro, a família Gol serviu de base para diversos fora-d-série. Conversíveis Sulam e Dacon (que adaptou o motor Passat em 1981), Voyage Targa da Avel, Angra da Rodão, Pag Nick, versões fora-de-estrada com suspensão elevada...