VW SEDAN FUSCA

VW Fusca 1972 Käfer, Coccinelle, Escarabajo, Beetle, Bug, Joaninha, em qualquer lugar do mundo, em qualquer língua, o Fusca lembra um besouro. A história do Fusca e da Volkswagen se confundem e começa antes da II Guerra, quando Ferdinand Porsche imaginou um veículo acessível ao alemão médio, idéia que foi dividida com o jovem Adolf Hitler, um fanático por carros. O resultado foi um carro muito robusto e simples, barato de construir e manter. O projeto foi tão acertado que ele pouco mudou desde o protótipo de meados da Dec. de 1930.

Tudo no carro tinha um motivo: o motor traseiro eliminava o cardã e permitia que a caixa de marchas e o diferencial formassem uma única peça, as marchas sincronizadas facilitavam a condução de quem nunca tinha dirigido antes, o motor boxer (cilindros opostos horizontal), refrigerado a ar não pede maiores cuidados, a suspensão por barras de torção é absurdamente simples e resistente. Seu motor traseiro e fundo plano permitiam que o carro tivesse um ótimo desempenho em estradas ruins, principalmente subidas enlameadas. Pára-lamas, carroceria e chassi eram presos por poucos parafusos, formando uma espécie de monobloco. O motor começou com 1.100 cc, passando pelos 1.200, 1.300, 1.500 e 1.600 produzidos pela volks para o Fusca, e mais o 1.700 do SP2. Firmas especializadas vão muito além, ultrapassando 2.400 cc e 200 cv.

O FUSCA MAIS FAMOSO

Herbie surgiu em 1969, no filme The Love Bug da Disney, onde fazia coisas incríveis, como atravessar lagos aos saltos, andar sozinho, se dividir em dois e claro, andar mais rápido que todos os carros de corrida da época. Ele estrelou também o Herbie Rides Again de 74, Herbie Goes to Monte Carlo de 77, Herbie Goes Banana de 80 e Herbie Fully Loaded de 2005. Houve um remake do clássico de 69 para a TV em 97, e um filme para TV a cabo americana em que Herbie duela com um “irmão” do mal.

VW Fusca 1962
VW Fusca 1962
VW Fusca 1969