FORD T
Henry Ford cresceu em uma fazenda e poderia facilmente ser um agricultor, mas o
interesse em maquinas, mudou a historia. Quando rapaz, ele desmontava tudo que lhe
passava pelas mãos, rapidamente ficando conhecido na região por consertar relógios.
Em 1896 construiu o Quadricycle. Antes, Ford já havia construído um motor a gasolina em sua cozinha nos anos 1890.
Quando foi fundada em 16 de junho de 1903 por Ford e 11 associados, com
U$28.000,00, era apenas mais um dos 15 fabricantes em Michigan e 88 nos EUA. A
primeira encomenda se deu em 20 de julho de 1903, para um físico de Detroit. Nos 5
primeiros anos, primeiro como engenheiro chefe e depois como presidente, Henry
Ford trabalhou numa oficina de vagões adaptada. Sua insistência em carros populares
causou cada vez mais atritos com os outros investidores e com a saída de alguns,
Ford obteve 58,5% da empresa, se tornando presidente em 1906, no lugar do primeiro
presidente, John S. Gray, um banqueiro de Detroit e em 1919 Ford e seu filho Edsel
compram o resto da companhia. A primeira linha de montagem foi instalada em
Highland Park (Michigan, US) em 1913, que permitia que os trabalhadores
realizassem a mesma tarefa no mesmo lugar, repetidamente, em carros que
passavam por eles, permitindo que a Ford ultrapassasse a produção de seus
concorrentes, barateando os carros.
A
compania usava as 19 primeiras letras do alfabeto para batizar seus modelos,
surgindo em 1908, o Model T, que 19 anos depois contava com 15 milhões de
unidades. Em 1917 começou a produção de tratores e caminhões. Em 1925 Ford
comprou a Lincoln Motor Company, e nos anos 30, a Mercury foi criada como uma divisão para carros com preços
intermediários. Depois da morte de Edsel em 1943, um triste Ford reassume a presidência até o termino da II Guerra, quando seu neto mais velho, Henry Ford II,
assumiu em 24 de setembro de 1945. Hoje a Ford engloba a Ford, Lincoln, Mercury,
Mazda, Jaguar, Land Rover, Aston Martin, e Volvo.