FORD CORCEL
Primeiro automóvel da Ford no Brasil, o Corcel, foi lançado em 1968 na versão
quatro portas e duas em 69 (modelo70), na verdade era um projeto em parceria da
Willys com a Renault, que na França daria origem ao R12. Com carroceria nacional e
plataforma e conjunto mecânico projetados na França, trazia inovações tecnológicas
inéditas no Brasil, como circuito selado de refrigeração e coluna de direção bipartida.
A estrutura era monobloco, tração dianteira e suspensão com mais curso que do R12,
com freios mais eficientes e mais estabilidade que seus concorrentes. As rodas com
apenas três parafusos são uma herança Renault. Por causa de problemas com
alinhamento, a Ford efetuou o primeiro recall da indústria brasileira, envolvendo 65 mil
carros, o que não afetou a imagem do carro, que até o fim de sua produção, sempre
foi o mais vendido da marca, por causa de seu desempenho e conforto superior à
concorrência, e um preço de tabela apenas 10% mais caro que a Brasília.
A linha corcel era completa, com modelos perua (Belina, lançada como modelo 70), duas e quatro portas e o GT (lançado no fim de 69),
com motor um pouco mais forte, painel completo e faixas decorativas (que mudavam quase que todo ano). Com seu motor de 1300, chegava aos
128 km/h e fazia de 0 a 100 em 23,6 seg. O GT 1971 foi o mais rápido, com 144km/h de máxima e 0-100 em 18 seg.
Em 1977 foi lançado o Corcel II, já modelo 78, que nunca igualou o sucesso da primeira versão.